Em novembro do ano passado, ganhei de presente do meu esposo a inscrição para uma corrida. Havia 10 meses que eu não praticava atividade física e nessa época minha alimentação era a pior possível. Então voltei a correr, com a mesma alimentação. Eu evitava algumas coisas, mas mantinha meus hábitos de comer sanduiches e sempre conseguia desculpas em minha mente para comer alguma coisa que eu queria.
De novembro à janeiro continuei correndo. Mas a balança nada de me dar boas notícias, os mesmos 89,5kg (maior peso que já tive). Não emagrecia, mas também não engordava. =)
Li em algum lugar que atividade física é 30% do processo e alimentação, 70%. E uma coisa influencia na outra, diretamente. É puro cálculo! Você consome menos e gasta mais. Resultado: perde! No meu caso, não estava acontecendo dessa forma. O que eu gastava na corrida, comia depois. E ao me pesar só me frustrava.
No dia 17 de janeiro fui à nutricionista. Ela me passou uma dieta de uma semana rica em proteína. Perdi 3 kg. Foi sensacional ver o número 86 na balança! E assim continuei. Sempre perdendo. Mesmo que seja só 1/2 kg , como perdi esses dias, mas perdendo. Isso é o que importa!
Enquanto isso, continuei com minhas sessões de psicoterapia. O que defino como base de todo esse processo de tranformação. Com a terapia pude descobrir e entender minha relação com a comida e o ato de comer. Toda essa alimentação cheia de sanduiches, doces e batatas-fritas sempre estava ligada a algo emocional, seja por ansiedade, para saciar, para preencher ou apenas para sentir prazer. Então, tornando esses sentimentos mais conscientes pude aprender a fazer melhores escolhas e sem sofrimentos. Aprendi a sentir prazer em outros alimentos e em outras coisas mais saudáveis.
Hoje o ato de comer continua sendo muito importante. Mas consegui resignificá-lo. Comer não é mais um ato impensado, só pelo prazer. É um hábito reeducado e com mais prazer, um prazer saudável.
Decidi assumir essa mudança em minha vida. Ser mais saudável, me valorizar mais e ser mais feliz. Está sendo ótimo me relacionar com essa minha nova amiga. Balança, minha querida, agora você só me traz ótimas notícias!
que mara amiga.. preciso dessa parceria atividade fisica x alimentos saudáveis. bj fran
ResponderExcluir