terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CORRIDA - MINHA ATIVIDADE FÍSICA E PSICOLÓGICA

Correr é exercício fantástico! Mesmo sendo um esporte individual, existe uma coletividade pelo sentimento de solidariedade que está presente em todos os corredores.

Foi participando dessas corridas que aprendi a correr e admirar o esporte. É uma confrartenização e oportunidade de trabalhar o corpo e a mente, vencendo o cansaço e a ansiedade. É impressionante como correr exige uma comunhão entre o físico - condicionamento cardio-respiratorio, postura e força muscular - e o psíquico - auto - controle, foco, percistência, determinção e superção. Por exemplo, costumo dizer que quem nos diz primeiro que estamos cansados não é nosso corpo, mas, nossa mente.

Antes da prova, já está determindado quantos quilômetros iremos correr e por onde vamos correr. Então, já temos uma meta. Durante a prova, a partir das reações corporais e das situações que o percurso oferece, como: buracos, lamas, ladeiras, areias; temos a oportunidade de aprender a lidar com muitos sentimentos, dores, desafios e a nos orgulharmos por superá-los e vencê-los.


A cada prova existe um desafio diferente. Hoje participei de mais uma corrida - Volta na areia - na linda orla de maceió. O percurso foi de 5km, mas metade pela pista e metade pela areia. Correr na areia não é fácil, exige muito da articulação e da musculatura. Fiz os primeiros 2,5km em 4min de corrida e 1 de caminhada. Ao chegar perto de conquistar os primeiros 2,5km passei mal e precisei ir ao banheiro. Rsrsrs... Agora é engraçado. Mas, precisei recurpear quase 10min perdidos, agora na fase da areia. Percebi que era a penúltima, mas continuei firme e forte e consegui passar por muita gente ainda. Fiz a parte da areia em 3min de corrida e 2min de caminhada. Nos últimos metros ainda teve uma subida de areia fofa. Mais uma superação! =) Completei o percurso em 46min. Foi uma ótima corrida!


Enfim, correr tem me trazido grandes mudanças positivas para o meu corpo, a balança sempre me diz isso ultimamente. Mas os benefícios emocionais como aprender a controlar a ansiedade e superar as dificuldades para chegar ao objetivo, estão sendo fundamentais para continuar cada vez mais buscando uma vida saudável. E que venham as próximas corridas!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

DOCES E PETISCOS

Quem nunca sentiu vontade de comer um docinho?! Ou fica inventando desculpas para comer uma fatia de torta ou uma panela de brigadeiro, ou ainda um prato de batatas fritas, dizendo: "Hoje eu mereço!" ou então, " Só hoje!" Seja na hora da sobremesa ou em um bar com os amigos, ou a qualquer hora do dia. É gostoso? Claro! Mas, muita cautela para ingerir alimentos muito doces e ricos em gorduras.

O que acontece no corpo
Quando ingerimos doces, o açúcar entra no sistema sanguíneo, elevando os níveis de glicose e estimulando o pâncreas a produzir e liberar um hormônio chamado insulina, que converte a glicose em energia e em estoques de gordura. Mas além de cáries e obesidade, os doces também são ligados a outras doenças sérias, como depressão do sistema imunológico, diabetes e alterações de humor.


No cérebro, há a liberação dos opioides e há estudos que mostram que a compulsão açucarada produz no órgão o mesmo efeito químico da heroína e da morfina e o corpo "aprende" a pedir mais e mais açúcar para conseguir o efeito prazeroso que ele produz no organismo. Para provar esta teoria, os cientistas deram remédios que bloqueavam os receptores de opioides no cérebro e os voluntários que participavam da pesquisa sentiram muito menos vontade e interesse em consumir doces.

Pesquisadores das universidades de Princeton e Minnesota, nos Estados Unidos, realizaram testes com camundongos mostraram que o vício em açúcar leva à compulsão e à síndrome de abstinência. Em humanos, imagens cerebrais mostraram que a imagem de um sorvete em pacientes normais gera a mesma sensação prazerosa no cérebro que imagens de um cachimbo de crack para um viciado.(Fonte:http://saude.terra.com.br/nutricao).

Portanto, o segredo é saber o momento certo de comer essas coisas. Não exagere! E principalmente, a fase inicial da dieta é restritiva para poder ter um bom resultado na balança. Será que se estamos bem acima de peso é o momento certo de comer essas coisas, ou é melhor esperar mais um pouco e comer, moderadamente, na fase de manutenção. O mais importante é manter um relacionamento saudável com a comida, não importa qual seja. Antes comer, pergunte-se o que está comendo junto com o doce ou o petisco? Será que é tristeza ou ansiedade por alguma coisa que aconteceu ou vai acontecer? Ou pergunte-se também se você está criando deculpas.

Podemos comer de tudo. Mas tudo tem seu momento e suas consequências.



A BALANÇA RESOLVEU FAZER AS PAZES!

Em novembro do ano passado, ganhei de presente do meu esposo a inscrição para uma corrida. Havia 10 meses que eu não praticava atividade física e nessa época minha alimentação era a pior possível. Então voltei a correr, com a mesma alimentação. Eu evitava algumas coisas, mas mantinha meus hábitos de comer sanduiches e sempre conseguia desculpas em minha mente para comer alguma coisa que eu queria.

De novembro à janeiro continuei correndo. Mas a balança nada de me dar boas notícias, os mesmos 89,5kg (maior peso que já tive). Não emagrecia, mas também não engordava. =)

Li em algum lugar que atividade física é 30% do processo e alimentação, 70%. E uma coisa influencia na outra, diretamente. É puro cálculo! Você consome menos e gasta mais. Resultado: perde! No meu caso, não estava acontecendo dessa forma. O que eu gastava na corrida, comia depois. E ao me pesar só me frustrava.

No dia 17 de janeiro fui à nutricionista. Ela me passou uma dieta de uma semana rica em proteína. Perdi 3 kg. Foi sensacional ver o número 86 na balança! E assim continuei. Sempre perdendo. Mesmo que seja só 1/2 kg , como perdi esses dias, mas perdendo. Isso é o que importa!

Enquanto isso, continuei com minhas sessões de psicoterapia. O que defino como base de todo esse processo de tranformação. Com a terapia pude descobrir e entender minha relação com a comida e o ato de comer. Toda essa alimentação cheia de sanduiches, doces e batatas-fritas sempre estava ligada a algo emocional, seja por ansiedade, para saciar, para preencher ou apenas para sentir prazer. Então, tornando esses sentimentos mais conscientes pude aprender a fazer melhores escolhas e sem sofrimentos. Aprendi a sentir prazer em outros alimentos e em outras coisas mais saudáveis.

Hoje o ato de comer continua sendo muito importante. Mas consegui resignificá-lo. Comer não é mais um ato impensado, só pelo prazer. É um hábito reeducado e com mais prazer, um prazer saudável.

Decidi assumir essa mudança em minha vida. Ser mais saudável, me valorizar mais e ser mais feliz. Está sendo ótimo me relacionar com essa minha nova amiga. Balança, minha querida, agora você só me traz ótimas notícias!


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SALADA - VAMOS EXPERIMENTAR!

SALADA FAZ BEM A SAÚDE. ISSO NÃO É NOVIDADE PARA NINGUÉM. MAS, APESAR DE SABER DISSO ESSE PRATO TÃO RICO EM NUTRIENTES ESSENCIAIS PARA NOSSO CORPO, É ESQUECIDO POR MUITAS PESSOAS, POR CAUSA DO SABOR. MUITA GENTE NÃO COME PORQUE NÃO GOSTA.

NO MEU CASO, EU TAMBÉM NÃO GOSTAVA. DURANTE A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA FAZIA CARA FEIA PARA CADA VERDURA QUE ME OFERECESSEM. DEPOIS DOS 20 ANOS, FUI ME FAMILIARIZANDO COM O SABOR DE ALGUMAS, COMO CEBOLA POR EXEMPLO. PERCEBI QUE A DEPENDER DO PREPARO E, PRINCIPALMENTE, O QUE É USADO PARA TEMPERAR, A SALADA FICA MARAVILHOSAMENTE DELICIOSA.

PEPINO, POR EXEMPLO, EU ODIAVA. ATÉ COMER NA CASA DE UMA AMIGA, PEPINO TEMPERADO COM LIMÃO MISTURADO NUMA SALADA.

HÁ UMA GRANDE VARIEDADE DE VERDURAS E FRUTAS QUE PODEM SER USADAS. MOLHOS DE SALADA, TEMPEROS, AZEITE, TANTAS COISAS QUE PODEM PROPORCIONAR UM SABOR INCRÍVEL.

COZIDA OU CRUA A SALADA É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA NOSSA SAÚDE E TEM UMA QUATIDADE BAIXÍSSIMA DE CALORIAS, O QUE AJUDA A EMAGRECER. 

DESDE QUANDO COMECEI A DIETA, MEU ALMOÇO TEM SIDO SALADA E CARNE(PEIXE,BOI,FRANGO...). ESTÁ SENDO UM PROCESSO CRIATIVO PREPARAR CADA SALADA.

ESSA FOI UMA DAS QUE PREPAREI. HUM... FICOU DELICIOSA!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

EXERCÍCIO FÍSICO PARA SER FELIZ!



ATIVIDADE FÍSICA, CLARO, É ESSENCIAL PARA UMA VIDA SAUDÁVEL. E CONTRIBUE MUITO PARA PERDER ALGUNS QUILINHOS, COM CERTEZA.

A ESCOLHA DO EXERCÍCIO É MUITO IMPORTANTE. PRIMEIRO, TEMOS QUE EXPERIMENTAR E DEPOIS TER COMO CRITÉRIO O PRAZER PRATICÁ-LO. A DICA É : ESCOLHA O QUE TE FAZ BEM FISICAMENTE E EMOCIONALMENTE..

NO MEU CASO EU DESCOBRI QUE GOSTO DO QUE É NOVO. EXERCÍCIOS MUITO REPETITIVOS NÃO ME ATRAEM. APESAR DE CONCORDAR QUE UMA BOA MUSCULAÇÃO COM REPETIÇÃO, POR EXEMPLO, TRAZ GRANDES BENEFÍCIOS PARA MUSCULATURA E FAZ MUITO BEM. MAS, NESSA FASE QUE ESTOU, ESCOLHI A DANÇA (DO VENTRE) E A CORRIDA. PARTICIPO DE UM GRUPO MARAVILHOSO, OS CICLISTAS CORREDORES. NOS REUNIMOS TODAS SEGUNDAS E QUARTAS, A NOITE, NA ORLA DE MACEIÓ PARA CORRER. É MUITO BOM! ALÉM DE NOS CUIDARMOS, FAZEMOS MUITOS AMIGOS. É SEMPRE MUITO DIVERTIDO.

ESSAS LINDAS JOVENS SÃO UMA PARTE DO GRUPO. OLHA A CARA DE FELICIDADE DESSE POVO! RS.

DECIDIR FAZER MUDANÇAS IMPORTANTES TRAZ GRANDES SACRIFÍCIOS. MAS TAMBÉM MUITAS ALEGRIAS! FELICIDADE É O OBJETIVO! =)


A ESCOLHA - O QUE VOU COMER?



USANDO A BALANÇA DO RACIOCÍNIO, O LADO PARA O QUAL A BALANÇA VAI CAIR,  DEPENDE DA SUA VISÃO SOBRE O ALIMENTO. O QUE É MAIS IMPORTANTE?! O QUE PESA MAIS?! É O MAIS SAUDÁVEL? O MAIS GOSTOSO? OU QUE FAZ BEM E AINDA É GOSTOSO? OU O QUE TEM MENOS OU MAIS CALORIAS? RSRSRS....

MUITA GENTE PROCURA O SEGREDO, A FÓRMULA MÁGICA PRA EMAGRECER. EU VOU TE DIZER AGORA! ESTÁ DENTRO DE VOCÊ! CADA UM TEM SUA FÓRMULA. O IMPORTANTE É SUA RELAÇÃO E VISÃO SOBRE A COMIDA. TER DETERMINAÇÃO DEFINIR AS METAS E CONTINUAR FIRME.

EMAGRECER É CONSEQUÊNCIA. AS DESCOBERTAS BOAS DURANTE O PROCESSO SÃO IMPRESSIONANTES E SURPREENDENTES. MUITO BOM MUDANÇAS! VALE A PENA!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

FELICIDADE É DESCOBRIR O BOM DA VIDA E O QUE NOS FAZ BEM.

FAZER DIETA NÃO É FÁCIL. AFINAL, COMEÇAMOS A MUDAR NOSSOS HÁBITOS. COISAS QUE COMEMOS HÁ ANOS E COM TANTO PRAZER. E DE REPENTE NÃO COMER?! É DIFICIL.
ACHO QUE UMA GRANDE DICA É ESTAR DISPOSTA A MUDAR E APRENDER COISAS NOVAS.
SE ESTIVERMOS DISPOSTOS A FAZER O SACRIFÍCIO INICIAL E ESTIVERMOS ABERTOS A SENTIR NOVOS SABORES, TENHO CERTEZA QUE A DIETA COMEÇA A SER UM HÁBITO SAUDÁVEL.
EU MESMA TENHO APRENDIDO A COMER MUITAS COISAS QUE EU ACHAVA QUE NÃO GOSTAVA, COMO: AVEIA, BETERRABA, PEPINO E ETC. E AI COMEÇAMOS A SENTIR PRAZER EM COMER COISAS QUE FAZEM BEM PARA O NOSSO CORPO E SUBSTITUIMOS. HOJE, ADORO LANCHAR BANANA AVEIA E MEL. =)
ACHEI QUE ESSA FOTO EXPRESSA MTO BEM A FELICIDADE QUE DEVEMOS TER AO COMER O QUE NOS FAZ BEM. EMAGRECER SEM SOFRIMENTOS. O IMPORTANTE É SER FELIZ!
ALIMENTO É REMÉDIO. É IMPORTANTE ESCOLHER O ALIMENTO PELO BENEFÍCIO. AFINAL, A GENTE É O QUE COME!
BEIJOS!



domingo, 17 de fevereiro de 2013

3º SEMANA DE DIETA E EXERCICIOS FÍSICOS!


MAIS DUAS SEMANAS DE DIETA E EXERCÍCIOS FÍSICOS ME RENDERAM 2 KG A MENOS. VALE MUITO A PENA CUIDAR DO CORPO E DA SAÚDE PARA SER MAIS FELIZ! =)
SINTO ORGULHO DE MIM E ME SINTO LINDA!
NESSA FOTO, ESTOU COM 84,4KG.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Muito Além do Peso

Muito Além do Peso

ESSE VIDEO É FANTÁSTICO. MUITO INSTRUTIVO E INTERESSANTE. VALE A PENA!
ASSISTAM! COMIDA É UMA PARTE IMPORTANTE DE NOSSA VIDA E ESTÁ PRESENTE EM VÁRIOS MOMENTOS DO NOSSO DIA A DIA POR VÁRIOS MOTIVOS.. ESTAMOS VIVENDO O BUM DA OBESIDADE EM TODAS AS IDADES POR CONSEQUÊNCIA DE UM MUNDO CONSUMISTA E VAZIO.
PARABÉNS AOS PRODUTORES!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

INÍCIO

SINCERAMENTE NÃO SEI QUANDO INICIEI MEU PROCESSO DE EMAGRECIMENTO... COMO FALEI ANTES, SEMPRE ESTIVE LUTANDO E BRIGANDO COM A COMIDA E COM A BALANÇA. ENTÃO, PREFIRO ACREDITAR QUE DESDE DE QUE MEU PESO (CORPO)COMEÇOU A ME INCOMODAR, SEJA POR UMA ROUPA QUE NÃO CABIA OU OUVIR DE ALGUÉM QUE EU AMO O QUANTO EU ESTOU GORDA, ESSE FOI O INÍCIO.

NÓS QUEREMOS MUDAR AQUILO QUE NOS INCOMODA NÃO É ASSIM QUE GERALMENTE ACONTECE?! MAS, NÃO É FÁCIL. E EM SE TRATANDO DE MUDANÇA DE HÁBITOS PARA EMAGRECIMENTO É IMPORTANTE AVALIAR-SE BEM E BUSCAR PROFUNDAMENTE UM CAMINHO SEGURO, O SEU CAMINHO.

DURANTE MUITO TEMPO TRILHEI POR VÁRIOS CAMINHOS, FIZ VÁRIAS DIETAS E ATIVIDADES, MAS TIVE COMO RESULTADO O FAMOSO EFEITO SANFONA. ACHO QUE AGORA  FINALMENTE ENCONTREI O CAMINHO CERTO. É ESSE CAMINHO QUE QUERO PARTILHAR COM VOCÊS.
ESSA FOTO FOI TIRADA HÁ +OU- DOIS MESES, NA ORLA DE MACEIÓ.
EU ESTAVA PESANDO 89,5KG. TINHA VOLTADO A CORRER HÁ UM MÊS E AINDA NÃO TINHA INICIADO A DIETA.
89,5KG FOI O MÁXIMO QUE JÁ PESEI ATÉ HOJE. E AINDA NÃO TENHO FILHOS. COMO ESTAVA BEM ACIMA DO PESO IDEAL, TAMBÉM ESTAVA COM ÍNDICE DE GORDURA- 29,0% (NORMAL-17 A 24), MASSA DE GORDURA- 26% (NORMAL-13 A 20), ÍNDICE DE MASSA CORPORAL- 30,3% (NORMAL- 18,5 A 24,9).


ESPERO QUE POSSA INSPIRAR OU AJUDAR ALGUÉM COM A MINHA JORNADA!

APRESENTAÇÃO

OLÁ!
SOU SUELLEN SÁTIRO, MORO EM MACEIÓ - ALAGOAS, TENHO 26 ANOS, 1,72CM E NO MOMENTO PESO 86,5KG.
DURANTE TODA MINHA VIDA BUSQUEI FAZER DIETAS PARA EMAGRECER PORQUE NUNCA ESTIVE SATISFEITA COM MEU CORPO. NESSE PROCESSO "INTERMINÁVEL", APRENDI ALGUMAS COISAS MUITO IMPORTANTES QUE ME FIZERAM ENTENDER E ENCONTRAR MEU VERDADEIRO CAMINHO PARA CHEGAR AO MEU GRANDE OBJETIVO.
COM TODAS AS EXPERIÊNCIAS QUE TIVE APRENDI QUE A BASE DA MINHA NECESSIDADE POR EMAGRECIMENTO É BUSCAR PRIMEIRAMENTE UMA VIDA SAUDÁVEL E VALORIZAR QUEM VERDADEIRAMENTE SOU. EMAGRECER FAZ PARTE DO PROCESSO, CLARO. MAS NÃO DEVE SER O OBJETIVO PRINCIPAL. SÓ É UMA CONSEQUÊNCIA DENTRE TANTAS MUDANÇAS BOAS QUE ACONTEM QUANDO SE BUSCA VIVER MELHOR.
ENTÃO, RESOLVI CRIAR ESSE BLOG E PARTILHAR COM VOCÊS TODOS OS MOMENTOS E DESCOBERTAS DESSA MINHA JORNADA EM BUSCA DE UMA VIDA SAUDÁVEL.